"Não
agi de má fé", disse
Um
dia após ser coroada Miss Mundo Brasil 2015, a
representante de Sergipe, Ana Luísa Castro, foi
obrigada a renunciar o posto. A modelo, de 23
anos, perdeu a coroa por não se encaixar em um
regulamento interno do concurso, que só permite
que candidatas solteiras participem da
competição. Ana Luisa é casada com o modelo e
ator belga Tanguy Backer, e afirmou, por meio de
um comunicado oficial, que a coordenação
regional do concurso estava ciente disso.
“Anteriormente à minha candidatura ao concurso Miss Mundo
Brasil, informei ao coordenador estadual, Fabiano
Araújo, sobre a união com Tanguy De Backer, celebrada na Bélgica. Com a orientação e informação dada pelo coordenador estadual, de que a organização do concurso nacional estava ciente e de acordo com a minha candidatura, segui em frente com toda a minha dedicação e esperança como representante de Sergipe no Miss Mundo Brasil. Infelizmente, não era o caso. Só após a coroação isso me foi revelado”, defendeu-se a modelo, no texto publicado em sua página no Facebook.
Na rede social, Ana Luísa explicou que a homologação do casamento ainda está em processo, tanto no Brasil quanto na Bélgica, e isso poderia causar problemas para ela e para o concurso. A modelo se viu sem alternativas, senão devolver a coroa e a faixa.
“Por isso, por meio dessa nota, entrego a coroa e o título à vice Miss Mundo Brasil. Tomo essa decisão com grande tristeza no coração. E asseguro que em nenhum momento agi de má fé. Espero manter o contato e amizade com os organizadores do Miss Mundo Brasil e desejo que a segunda colocada possa assumir e honrar este título com a mesma intensidade que o fiz nesse curto período de tempo”.
Organizador afirma que não foi avisado
Em conversa, o organizador nacional do Miss Mundo Brasil, Henrique Fontes, disse que não foi informado que Ana Luísa é casada.
"Não tínhamos conhecimento de nada. Não fomos informados de forma alguma que ela era casada. Foi um choque quando descobrimos. Ficamos sabemos dos rumores e fomos averiguar. Me faltou chão na hora que descobrimos. Se a gente soubesse, ela não teria
participado", disse ele.
Já o coordenador estadual de Sergipe do Miss Mundo Brasil, Fabiano Araújo, confirmou por meio do Facebook que Ana Luísa havia informado sobre sua união. Ele explicou que acreditava que a modelo poderia cancelar seu casamento "caso vencesse". Fabiano afirmou ainda que sempre agiu com lisura e que isenta a organização nacional do concurso do problema.
"Ana Luisa Castro passou, sim, a informação da união fora do país, e que estava em processo no Brasil, mas tive consultorias de que ela poderia cancelar caso vencesse. Trabalho com os concursos desde 2009, quando tinha apenas 17 anos, e sempre preservei a conduta, lisura e regulamento do concurso, nada foi feito de forma errada, existiu um erro que deveria ter sido resolvido logo, mas não aconteceu. Isento a organização do CONCURSO NACIONAL DE BELEZA dessa situação. A miss foi eleita de forma idônea, e a organização trabalha com leis, e com o regulamento internacional, fizeram o que puderam para ajudar a situação a ser resolvida da melhor maneira", escreveu.
Nova Miss: 'Espero poder mudar a opinião'
Com a desclassificação de Ana Luísa, o título de Miss Mundo Brasil passa a ser da segunda colocada,
Catharina Choi Nunes, de 25 anos, representante de
Ilhabela, São Paulo.
Através de uma mensagem publicada em seu Facebook, a modelo prometeu mudar a opinião de quem acha que ela não seja merecedora do título.
"Gente! Gostaria de agradecer de coração a todos que me apoiaram, confiaram em mim, me mandaram energia positiva e por todo o carinho e amor de vcs! Espero ser uma Miss Mundo Brasil que deixe todos vocês orgulhosos. E aos que acham que não sou merecida do título, espero poder mudar a opinião de vcs, e poder deixar vcs orgulhosos tbm! Muito obrigada novamente! Um grande beijo!", postou.
Ex-BBB que também perdeu coroa opina: 'regra ultrapassada'
Ana Luísa Castro não é a primeira a passar por esta situação no Brasil. Em 2002, a ex-BBB
Joseane Oliveira também foi obrigada a entregar a coroa de Miss Brasil por ter omitido o estado civil. Para a gaúcha, que hoje vive em São Paulo e trabalha como DJ, essa regra do concurso está ultrapassada e deveria ser revista.
“Acho isso tudo muito ultrapassado. É a mesma coisa que dizer que uma mulher não pode ter um filho e ser bonita. Se ela ganhou e preenche todos os quesitos de beleza, porque não dar o título a ela? Os tempos são outros. Quer dizer que mulher bonita não pode mais casar? Tem que ser solteira? Não concordo com isso”, opina.
Diferente de Ana Luísa, que ficou com a coroa por pouco mais de 24 horas, Joseane quase completou o período de um ano de reinado. A notícia de que ela era casada veio à tona somente durante sua participação no “BBB 3”. Na ocasião, ela chegou a se desculpar pelo erro.
“Me senti muito triste, e posso imaginar o que a Ana Luísa está passando agora. É muito complicado mesmo. Sei que regras existem para serem cumpridas, mas acho que isso deveria ser revisto”.
|