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Música

 

Live de Gusttavo Lima é chamada de "circo" pela imprensa. Show marcado por bebedeira teve 53 milhões de Views

 

 Gusttavo Lima cantou, bebeu e cozinhou um interminável carreteiro

A imprensa está comentando a live do cantor Gusttavo Lima como circo e noite de bebedeira.  A segunda epopéia empreendida por Gusttavo Lima foi ainda mais lisérgica que a anterior. Em seu nababesco lar em algum ponto próximo a Goiânia, o cantor comandou a maratona de mais de 7 horas, em uma produção que contava até com drones para filmá-lo em situações como a performance na caçamba de um carro de colecionador.

Por melhor que seja o repertório de Lima, um dos mais bem-sucedidos do país atualmente, a ponto de não fazer a menor questão de aparecer em qualquer TV aberta há alguns anos, a música é apenas um detalhe dispensável no grande circo.

A grande atração é o carismático cantor. Bebeu o tempo todo, fez gracejos para a esposa, cozinhou um carreteiro durante horas a fio em ação comercial para uma marca de arroz, uma das várias patrocinadoras do fuzuê.

Em um momento especialmente pitoresco, recebeu convidados e lambeu o nariz de um dos integrantes de uma dupla reunida por ele. Uma situação rara de se ver e um tanto angustiante no meio de uma pandemia.

As várias pérolas proferidas me faziam torcer para as músicas chegarem logo ao fim. Nada contra, mas era ainda melhor ouvi-lo falar que o álcool da bebida protege por dentro tão bem quanto o álcool gel protege por fora, ou homenagear Kiko Loureiro como um dos melhores guitarristas do mundo, logo depois de tocar uma versão que Calcinha Preta fez para uma canção do Angra.

O tamanho do sucesso vem justamente dessa autenticidade, uma transparência brutal e sem intermediários. Concordar ou discordar dele é ainda menos relevante.

 

Lives são a onda do momento na Quarentena

Estão causando profunda comoção na sociedade as apresentações ao vivo pela internet de cantores populares dos mais variados gêneros, em especial oriundos da música sertaneja.

Gusttavo Lima já havia feito, semanas atrás, uma apresentação épica diretamente do aconchego do lar, quando entoou por horas a fio suas pérolas do cancioneiro tupiniquim.

O sucesso arrebatador motivou diversas outras transmissões promovidas pelo panteão do nosso pop: Marília Mendonça, Jorge e Matheus, Bruno e Marrone, Péricles.

Mesmo que nem sempre respeitem as melhores recomendações da Organização Mundial da Saúde, que prega o isolamento social como maneira para amenizar a disseminação do coronavírus, a mensagem é sempre relevante, incentivando que o público permaneça em casa. Além disso, generosos volumes de dinheiro e alimentos não-perecíveis são angariados nos principais eventos. 

A live atingiu mais de 53 milhões de views superando a primeira com 20 milhões e apoiou a campanha #fiqueemcasa.

 

Conar abriu representação ética contra Gusttavo Lima por excesso de bebida em lives

 

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu uma representação ética contra o cantor Gusttavo Lima e a Ambev, por possíveis irregularidades em relação ao consumo de bebida alcoólica nas lives apresentadas pelo músico nas últimas semanas. 

A representação foi aberta na terça-feira, (14), após dezenas de denúncias de internautas, envolvendo desde a falta de mecanismo para o acesso de menores de idade até o consumo excessivo de bebida alcoólica pelo músico, o que poderia ser considerado um estímulo ao consumo irresponsável do produto.

Em nota, o Conar afirmou que, apesar do formato inovador das apresentações online, elas devem seguir "princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidado para que não seja difundida a crianças e adolescentes".

O cantor e a Ambev terão agora 20 dias para apresentar defesa, se assim quiserem. Caso o Conar entenda que houve irregularidade, as penas podem ser a alteração da peça publicitária, neste caso alteração da live, e advertência aos responsáveis. Procurados, Gusttavo Lima e a Ambev ainda não se manifestaram.

A mais recente live do músico aconteceu no sábado (11) e teve palavrões, declarações de amor e ele bebendo de cerveja a tequila, mostrando estar alterado em algumas ocasiões. "Que ressaca, meu Deus. O que colocaram na minha bebida, gente?", chegou a afirmar ele no dia seguinte nas redes sociais. A live, que teve uma mensagem "a todos os cachaceiros desse mundo" em sua abertura, durou sete horas e meia e teve 5,5 milhões de acessos simultâneos. Uma semana antes, o cantor já tinha feito uma outra apresentação online que durou cinco horas e teve mais de 750 mil acessos simultâneos.

Esse formato de show ganhou força nas últimas semanas devido à quarentena do novo coronavírus, que cancelou apresentações em todo o país. Antes mais intimista, as lives passaram a ter produções elaboradas, câmeras em drones e patrocínio de marcas famosas, principalmente com os sertanejos. As grandes lives também têm arrecadado fundos e equipamentos para hospitais e instituições de caridade, além de conscientizar sobre a necessidade de ficar em casa. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, chegou a fazer aparições pré-gravadas nas lives de Marília Mendonça e Jorge e Mateus.

          

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